2.332.609 visitantes


Promoção
Realização

Regulamento da XVII OBAQ 2022

1. OBJETIVOS

A Olimpíada Baiana de Química (OBAQ), evento integrante do Programa Nacional Olimpíadas de Química (PNOQ), é uma promoção da Associação Brasileira de Química (ABQ) – Regional Bahia e uma atividade de extensão do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA) que tem como objetivos:

1.1 Estimular o ensino, o estudo e a pesquisa no campo da Química.

1.2 Incentivar, através do ensino de química, o entrosamento entre professores da Universidade e professores e estudantes das escolas de ensino médio, fundamental e tecnológico, estimulando o enriquecimento de suas formações

1.3 Descobrir jovens com talento e aptidões para o estudo da Química.

1.4 Selecionar os estudantes que irão representar a Bahia na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) e na Olimpíada Norte-Nordeste de Química (ONNeQ).

 

2. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

2.1 A Olimpíada Baiana de Química (OBAQ) 2022 destina-se a estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos) e do 4° ano do Ensino Tecnológico, regularmente matriculados em escolas particulares e públicas do Estado da Bahia.

 

3. INSCRIÇÕES

3.1 As inscrições ocorrerão de 25 de julho a 05 de outubro de 2022, sendo realizadas pelos Representantes Escolares ou Professores responsáveis das escolas particulares e públicas do Estado da Bahia sem limite de inscrições, bem como, individualmente pelos estudantes dos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, 9º ano do ensino fundamental e 4º ano do ensino técnico (com validação posterior pelo representante da escola), mediante o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição contido nos links:

Link do formulário eletrônico para os Professores/Representantes: https://app.obquimica.org

Link do formulário eletrônico para os Estudantes: https://ba.inscricoes.obquimica.org

3.2 As inscrições na OBAQ 2022 são gratuitas.

3.3 A OBAQ 2022 constará de 2 modalidades:

Modalidade A: Destinada a alunos regularmente matriculados no 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio;

Modalidade B: Destinada a alunos regularmente matriculados no 2º e 3° anos do ensino médio e 4º ano do ensino técnico.

3.4 A comprovação da escolaridade e demais dados cadastrais do estudante será de responsabilidade da escola. Informações inverídicas, a qualquer tempo constatadas, implicarão na exclusão do estudante do certame, inclusive tornando sem efeito qualquer premiação que porventura tenha recebido, além do seu impedimento na participação de outras etapas do Programa Nacional Olimpíadas de Química.

3.5 Serão consideradas indeferidas as inscrições que não atendam ao determinado neste Edital.

 

4. REALIZAÇÃO DAS PROVAS

A Olimpíada Baiana de Química (OBAQ) 2022 será realizada em duas fases:

  • Fase I: Prova híbrida (digital e impressa)
  • Fase II: Prova presencial

4.1 PROVA FASE I: HÍBRIDA

4.1.1. A prova será realizada nos dias 07 e 08 de outubro (sexta-feira a sábado) de 2022 e o sistema abrirá para a realização dos exames às 08:00 h e encerrará às 22:00 h (horário de Brasília), sendo composta de 30 (trinta) questões de múltipla escolha com duração de 2 (duas) horas. A prova valerá até 100 (cem) pontos e a pontuação de cada questão constará na prova.

4.1.2. A escola optará no ato da inscrição se deseja que os estudantes realizem a Fase I no formato digital ou na forma de prova impressa.

4.1.3. A prova no formato digital poderá ser realizada por meio de dispositivos eletrônicos como computadores, notebooks, tablets ou smartphones, através do link: https://provas.obquimica.org/ ou via aplicativo que poderá ser baixado na Play Store.

4.1.4. A comissão de provas não se responsabiliza por problemas técnicos que venham a acontecer durante a realização da prova, tais como queda ou instabilidade de internet, ficando a cargo do candidato a responsabilidade de garantir que o hardware (computador ou smartphone ou tablet) e a velocidade de conexão adequados para realização da prova no dia e horário estabelecido no presente edital.

4.1.5. Caso a Escola opte pela aplicação via prova impressa, a mesma será disponibilizada no sistema pelo menos 5 (cinco) dias antes do início dos exames, condição em que cada escola é responsável com os custos de impressão, aplicação do exame e pelo envio das folhas de gabarito dos estudantes via aplicativo imediatamente após o término das provas.

4.1.6. Acessibilidade: O Programa Nacional de Olimpíadas de Química disponibilizará para escolas com estudantes com deficiência visual a prova no formato Braille. A prova será enviada via Correios. Em virtude da logística envolvida na impressão e envio, só serão aceitos pedidos com pelo menos 15 (quinze) dias de antecedência.

4.1.7. O resultado da Fase I será divulgado no site da Olimpíada Baiana de Química (https://obaq.ufba.br/) a partir do dia 25 de outubro de 2022.

4.2 PROVA FASE II: PRESENCIAL

4.2.1. Os alunos melhores classificados nas Modalidades A e B da OBAQ 2022 Fase I participarão da OBAQ 2022 Fase II. O quantitativo de alunos nessa fase dependerá das normas estabelecidas pela Governo do Estado da Bahia, não podendo ultrapassar o total de 1.100 (um mil e cem) estudantes, devendo todos, em cada grupo, A e B, terem alcançado pelo menos 50 % da pontuação máxima da prova da Fase I.

4.2.2. Pelo menos, 100 (cem) estudantes de escolas públicas estaduais ou municipais serão convocados para a OBAQ 2022 Fase II, independentemente de sua classificação na OBAQ 2022 Fase I.

4.2.3. A prova da Fase II será realizada de forma presencial no dia 26 de novembro (sábado) de 2022 das 14:00 às 18:00 h, sendo composta de 30 (trinta) questões de múltipla escolha e 5 (cinco) questões analítico-expositivas (discursivas). A prova valerá até 100 (cem) pontos e a pontuação de cada questão constará na prova.

4.2.4. Os polos de aplicação serão estabelecidos pela Coordenação da OBAQ após a divulgação do resultado da Fase I.

4.2.5. A realização da Fase II da OBAQ 2022 está condicionada a obtenção de financiamento através das agências de fomento e de empresas parceiras, podendo ser cancelada/suspensa a qualquer momento pela Comissão Organizadora.

4.2.6. Os estudantes Portadores de Necessidades Especiais – PNE deverão comprovar sua condição no momento da inscrição, conforme inciso IV do artigo 39 do Decreto n°3.298/1999, solicitando à comissão organizadora da OBAQ, através do e-mail obaq@ufba.br, as condições especiais para a realização da prova, com antecedência mínima de 20 (vinte) dias da data de aplicação, obedecendo aos critérios de viabilidade e de razoabilidade, cuja decisão será comunicada ao candidato em até 05 (cinco) dias úteis antes da realização da prova.

4.2.7. As salas de provas serão fiscalizadas por pessoas designadas pela coordenação da OBAQ ou pelos coordenadores locais/regionais, vedado o ingresso de pessoas estranhas.

4.2.8. O aluno deverá comparecer ao local de realização das provas com 30 (trinta) minutos de antecedência, levando o original do documento de identidade e caneta esferográfica de tinta de cor azul ou preta.

4.2.9. O ingresso do candidato no local das provas somente será permitido no horário estabelecido, mediante a apresentação do documento de identidade legalmente aceito que contenha, no mínimo, fotografia, assinatura, filiação, impressão digital e o número utilizado na inscrição.

4.2.10. Será eliminado do concurso o candidato que:

  • chegar após o fechamento dos portões;
  • deixar o local durante a realização das provas antes do prazo determinado;
  • perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;
  • desacatar o(s) fiscal(is) e/ou membro(s) da equipe de trabalho da OBAQ;
  • estabelecer, por qualquer método, comunicação com outros candidatos ou com pessoas estranhas;
  • tentar utilizar-se de livros, calculadoras científicas, réguas de cálculo, notas, impressos ou outro meio de informação;
  • ao terminar a prova, não entregar ao fiscal de sala, obrigatoriamente, as folhas de respostas de ambas as Partes;
  • fizer-se identificar na folha de respostas da Parte II;
  • fizer uso de relógio digital, de celular ou qualquer outro aparelho de comunicação, ou mantiver ligado durante o tempo em que permanecer no local de prova;
  • for surpreendido em comunicação com outros candidatos;
  • fizer uso de consulta bibliográfica de qualquer espécie;
  • não acatar as determinações do regulamento do certame;
  • deixar de atender às normas e orientações constantes das provas ou expedidas pelos organizadores da OBAQ.

5. RECURSOS

5.1 O direito de recorrer, quanto à elaboração da prova, exercer-se-á até 48 (quarenta e oito) horas contadas a partir do término da prova. A solicitação deverá ser realizada através de formulário eletrônico próprio que estará disponível no site https://obaq.ufba.br/. A Comissão científica terá até 5 (cinco) dias úteis para analisar os recursos e divulgar o parecer.

5.2 Não serão aceitos pedidos de revisão de provas e recursos contra a avaliação dos corretores do exame.

 

6. RESULTADO

6.1 O resultado final da OBAQ 2022 será divulgado a partir de 20 de janeiro de 2023 no site https://obaq.ufba.br/ Só serão divulgados no site os nomes dos estudantes que obtiverem notas (escores) de pelo menos 50 (cinquenta) pontos, em ordem de classificação.

6.2 Após a totalização dos pontos pertinentes, havendo empate, terá preferência, para efeito de classificação, sucessivamente, o estudante que:

  • obtiver maior número de acertos em questões de peso 3;
  • obtiver maior número de acertos em questões de peso 2;
  • Persistindo o empate, terá preferência o estudante mais novo.

 

7. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

7.1 MODALIDADE A:

  • Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.
  • Diagramas de fases. Fenômenos físicos e químicos.
  • Átomos e partículas subatômicas. Semelhanças atômicas.
  • Modelos atômicos: clássicos e quânticos. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Configurações eletrônicas.
  • Tabela periódica: histórico e propriedades.
  • Ligações químicas. Fórmulas eletrônicas e estruturais. Geometria molecular.
  • Forças intermoleculares. Polaridade de ligações e de moléculas.
  • Funções inorgânicas.
  • Reações químicas e leis ponderais. Cálculos estequiométricos. Balanceamento.
  • Lei dos gases ideais. Misturas gasosas: pressão parcial e volume molar.
  • Soluções: classificação, propriedades e preparação. Diagramas de solubilidade.
  • Unidades de concentração. Diluição e misturas. Titulometria.
  • Propriedades coligativas.
  • Termoquímica: entalpia, Lei de Hess, energia de ligação, entropia e energia livre.
  • Cinética química.
  • Equilíbrio químico de sistemas homogêneos e heterogêneos.
  • pH, pOH, solução tampão e hidrólise.
  • Radioatividade e química nuclear.
  • Ambiente, química verde e sustentabilidade.
  • Química no cotidiano.
  • Laboratório: noções de segurança, vidrarias e seus usos, técnicas de separação e purificação de substâncias.

 

7.2 MODALIDADE B:

  • Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas.
  • Alotropia. Propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.
  • Diagramas de fases. Fenômenos físicos e químicos.
  • Átomos e partículas subatômicas. Semelhanças atômicas.
  • Modelos atômicos: clássicos e quânticos. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Configurações eletrônicas.
  • Tabela periódica: histórico e propriedades.
  • Ligações químicas. Fórmulas eletrônicas e estruturais. Geometria molecular.
  • Forças intermoleculares. Polaridade de ligações e de moléculas.
  • Funções inorgânicas.
  • Reações químicas e leis ponderais. Cálculos estequiométricos. Balanceamento.
  • Lei dos gases ideais. Misturas gasosas: pressão parcial e volume molar.
  • Soluções: classificação, propriedades e preparação. Diagramas de solubilidade.
  • Unidades de concentração. Diluição e misturas. Titulometria.
  • Propriedades coligativas.
  • Termoquímica: entalpia, Lei de Hess, energia de ligação, entropia e energia livre.
  • Cinética química.
  • Equilíbrio químico de sistemas homogêneos e heterogêneos.
  • pH, pOH, solução tampão e hidrólise.
  • Radioatividade e química nuclear.
  • Ambiente, química verde e sustentabilidade.
  • Química no cotidiano.
  • Laboratório: noções de segurança, vidrarias e seus usos, técnicas de separação e purificação de substâncias.
  • Eletroquímica: células galvânicas e eletrolíticas. Equação de Nernst. Corrosão. Proteção anódica e catódica.
  • O átomo de carbono. Ligações do carbono. Fórmulas estruturais. Cadeias carbônicas.
  • Funções orgânicas: identificação, nomenclatura e representações estruturais.
  • Isomeria: constitucional, estereoisomeria (configuracional e conformacional).
  • Propriedades físicas das substâncias orgânicas. Correlação entre estrutura e propriedades.
  • Acidez e basicidade das substâncias orgânicas.
  • Reações orgânicas: substituição, adição, eliminação, oxidação, redução e polimerização.
  • Polímeros.
  • Biomoléculas.
  • Biocombustíveis.

 

8. BIBLIOGRAFIA

8.1 BÁSICA

• FONSECA, Martha Reis Marques da. Completamente Química, Ciências, Tecnologia & Sociedade. São Paulo: Editora FTD S.A., 2001, 624 p.

• FELTRE, Ricardo. Fundamentos de Química: vol. único. 4ª.ed. São Paulo: Moderna, 2005. 700 p.

• PERUZZO. F.M.; CANTO. E.L., Química na abordagem do cotidiano, volume 1, 4ª edição, ed moderna, São Paulo, 2006

• USBERCO, J.; SALVADOR, E. Química Geral. 12ª.ed. São Paulo: Saraiva, 2006. 480 p.

• CISCATO, Carlos Alberto Matoso; et al. Química - Ciscato, Pereira, Chemello e Proti (vols 1, 2 e 3). 1a ed. São Paulo: Moderna, 2016.

8.2 COMPLEMENTAR

• ATKINS, P.W.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 7.ed. Porto Alegre: Bookman, 2018. 1094 p.

• BROWN, T.; LEMAY, H. E.; BURSTEN, B. E. Química: a ciência central. 13 ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2016. 1216 p.

• SOLOMONS, T. W. Graham; Fryhle, Craig B. Química Orgânica, vol. 1 e 2. 12 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2018

• LEE, J. D. Química Inorgânica não tão concisa. 1. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2003.

• ATKINS, P. W.; PAULA, J. de. Físico-Química, vol. 1 e 2. 10 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017.

• HARRIS, D. C. Análise química quantitativa. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017.

 

9. CALENDÁRIO

PROGRAMA

DATA

Realização das inscrições

25/07 a 02/10

Aplicação da Prova da I Fase

07 e 08/10

Solicitação de Recursos I Fase

Até 10/10

Resultado da I Fase

A partir de 25/10

Aplicação da Prova da II Fase

26/11

Solicitação de Recursos II Fase

Até 28/11

Resultado final

A partir de 13/01/23

Solenidade de Premiação

A partir de 06/02/23

 

10. CLASSIFICAÇÃO PARA ONNeQ E OBQ

A participação dos alunos na Olimpíada Norte/Nordeste (ONNeQ) de Química 2023 e na Olimpíada Brasileira de Química Fase III 2023 ocorrerá da seguinte forma:

10.1 Olimpíada Norte/Nordeste (ONNeQ) 2023.

  • Os 50 (cinquenta) alunos mais bem classificados na OBAQ 2022, que estejam cursando até a segunda série do ensino médio em 2022, representarão a Bahia no certame da ONNeQ 2023.
  • Todos os estudantes deverão estar cursando o ensino médio e matriculados em escolas do Estado da Bahia em 2023.
  • A efetivação da inscrição dependerá da confirmação de participação do estudante no certame, pelo professor/coordenador da escola.

10.2 Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) – Fase III 2023.

  • Os 120 (cento e vinte) alunos mais bem classificados na OBAQ 2022, sendo 70 (setenta) da Modalidade A e 50 (cinquenta) da Modalidade B.
  • Todos os estudantes deverão estar cursando o ensino médio e matriculados em escolas do Estado da Bahia em 2023.
  • A efetivação da inscrição dependerá da confirmação de participação do estudante no certame, pelo professor/coordenador da escola.

 

11. PREMIAÇÃO DAS ESCOLAS PARTICIPANTES

11.1 Serão premiadas com certificados as escolas participantes que se destacarem no evento:

  • Destaque escola pública estadual/municipal capital;
  • Destaque escola pública estadual/municipal interior;
  • Destaque escola pública federal;
  • Destaque escola particular

11.2 Serão conferidos certificados para as escolas com a maior pontuação, observando-se os seguintes critérios:

  • 1 (um) ponto por aluno agraciado com Menção Honrosa
  • 2 (dois) pontos por aluno medalhista de bronze;
  • 3 (três) pontos por aluno medalhista de prata;
  • 4 (quatro) pontos por aluno laureado com medalha de ouro.
  • 5 (cinco) pontos cujo aluno tenha sido o vencedor da olimpíada.

11.3 Após a totalização dos pontos, em caso de empate, terá preferência a escola com o maior número de alunos agraciados, sucessivamente, com:

  • medalhas de ouro;
  • medalhas de prata;
  • medalhas de bronze;
  • menção honrosa.
  • classificados.

 

12. PRÊMIO PROFESSORA NAIR DA FRANÇA E ARAÚJO

12.1 Visando-se incentivar a participação de mulheres na ciência, serão distinguidas com a medalha Professora Nair da França e Araújo, as duas alunas mais bem classificadas (uma estudante da rede pública e outra da rede particular de ensino) na OBAQ 2022. A distinção também poderá ser concedida a estudantes de escolas quilombolas e indígenas mais bem classificados, à critério da Comissão Organizadora do evento.

 

13. LOGOMARCA

A logomarca do evento faz parte de seu patrimônio, somente com a permissão escrita dos organizadores será possível utilizá-la para fins comerciais.

 

14. USO DE IMAGEM

Ao efetuar sua inscrição no evento, o estudante, ou o responsável pela sua inscrição no certame, automaticamente autoriza a organização da OBAQ, de forma irrevogável, irretratável e gratuita, a utilizarem a sua imagem e nome, para fins institucionais, de divulgação, mídia social e publicidade do evento, por todo e qualquer veículo, processo ou meio de comunicação e publicidade, existentes ou que venham a ser criados, incluindo, mas não se limitando à mídia impressa, televisiva, digital e pela internet.

 

15. DISPOSIÇÕES GERAIS

15.1 Temos reservado o direito de utilizar tecnologias telemáticas, seguindo padrões de privacidade e diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados, visando a mitigação de tentativas de fraude em sistemas e falsidade ideológica.

15.2 A Comissão Organizadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas neste Regulamento.


 2.332.609 visitantes


Promoção
Realização