REFORÇO ESCOLAR
PROJETO 2013-2014 (CAPES) - Curso de Complementação e Aprofundamento dos Estudos de Química
O que é?
Nos últimos anos, o MEC vem investindo em propostas que visam uma melhoria do Ensino Médio. Inicialmente, por meio das Diretrizes e Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e, mais recentemente, por meio do Programa Nacional do Livro Didático. Este programa tem como objetivo aquisição e distribuição nas escolas públicas de ensino médio de livros selecionados por professores experientes em suas áreas de atuação. Esses dois programas devem possibilitar o acesso dos melhores livros didáticos de cada área aos estudantes e professores do Ensino Médio. Eles, no entanto, não garantem a efetiva utilização dos livros pelos estudantes e, às vezes, até mesmo professores. Muitos fatores influenciam este fato, entre eles, a dificuldade de uma leitura significativa de alguns estudantes, que resulta em uma pouca disposição e motivação para a leitura e logo para o estudo/ aprendizagem.
Programa
As atividades nas escolas serão realizadas em um período de 4 horas por semana, em horários não coincidentes aos de aulas, de preferência na própria escola. De quinze em quinze dias serão feitas leituras e discussões de capítulos do livro didático utilizado pelo professor do ensino médio. Esta leitura será conduzida por um aluno da UFBA orientado por um professor da mesma universidade, juntamente com o professor da escola pública. Os grupos de estudo não deverão ter mais do que 40 estudantes. Nas outras semanas, serão realizadas atividades diversas com o intuito de motivar o estudante. Entre outras serão realizados experimentos, jogos, improvisações teatrais, leituras e/ou seminários sobre temas da realidade dos estudantes.
As aulas experimentais deverão ocorrer na escola pública participante do projeto, que deve ter a infra estrutura disponível. Caso a escola selecionada não possua laboratório ou outro local apropriado para o desenvolvimento da atividade, os experimentos poderão ser conduzidos no Instituto de Química (IQ). Para tal, a escola ficará responsável em viabilizar o transporte supervisionado dos estudantes da escola até o Campus de Ondina. A utilização do espaço institucional (laboratórios do IQ) não deve causar perturbações na rotina do Instituto porquanto será realizada aos sábados, com o dispêndio de custeio bancado pelo próprio projeto. O professor da escola deverá indicar o livro utilizado e fornecer o planejamento didático, para que as leituras sigam, preferencialmente, a programação das aulas assistidas pelos estudantes. Os estudantes de graduação serão orientados, como realizar a leitura e quais os conceitos e temas devem ser reforçados pelo professor (UFBA). Estes deverão se reunir com os estudantes (UFBA) e os professores do EM no inicio da programação e de quinze em quinze dias, para planejar novas atividades e avaliar as atividades realizadas.
Conteúdo Programático
1 Modelo Químico da Matéria
Tipos de Matéria: substância e mistura;
Processos de separação de misturas;
Propriedades da matéria: físicas e químicas;
Fenômenos físicos e químicos;
Energia e o modelo químico da matéria: energia cinética e potencial;
Partículas formadoras da matéria: átomos, moléculas e íons;
Medidas em Química: pressão, volume, massa, quantidade de matéria (mol)
2 Estrutura da Matéria
Partículas fundamentais do átomo: elétrons, prótons e nêutrons;
Modelos Atômicos: dos gregos a Dalton; modelo de Thomson; modelo de Rutherford / Bohr; distribuição dos elétrons nas camadas segundo Bohr;
Número atômico e Número de massa.
3 Tabela Periódica
O que é; lógica da construção; usos
Propriedades dos elementos: tamanhos de átomos; propriedades metálicas.
4 Forças entre as partículas formadoras da matéria
Ligações Químicas: definição; tipos – covalente, iônica, metálica;
Ligação Covalente: compartilhamento de elétrons, Teoria de Lewis, eletronegatividade, ligações polares e apolares;
Ligação Iônica: formação de íons e de sólidos iônicos: energias envolvidas;
Ligação Metálica: teoria do “mar de elétrons”;
Forças Intermoleculares: definição; tipos: dipolo–dipolo, dipolo instantâneo–dipolo induzido; polaridade de moléculas.
5 Fases da Matéria
Forças Interpartículas e as fases da matéria
Teoria Cinético-Molecular da matéria
Fase Sólida: características macroscópicas; fusão e sublimação; tipos de sólidos;
Fase Líquida: características macroscópicas; vaporização e solidificação; pressão de vapor; viscosidade;
Fase Gasosa: características macroscópicas; liquefação / condensação e sublimação; compressibilidade, expansibilidade e miscibilidade; teoria cinético–molecular da matéria e o modelo do gás ideal; leis dos gases ideais.
6 Estados Dispersos da Matéria
Soluções e Colóides: definição; características;
Formação de Sistemas Dispersos: energias envolvidas;
Concentração de Soluções: definição; soluções saturadas, insaturadas, concentradas e diluídas;
Concentração de soluções: modos de expressar; cálculos;
Sistemas coloidais: propriedades.
7 Reações Químicas
Reação química: definição
Equação química: significados micro e macroscópico
Leis das Combinações Químicas
Estequiometria: massa molar; quantidade de matéria (mol); cálculos estequiométricos.
8 Ácidos e Bases
Conceito ácido–base de Arrhenius
Conceito ácido–base de Brönsted-Lowry
Ácidos e Bases fortes e fracos
pH e concentrações de ácidos e bases
Solução Tampão
9 Sais e Óxidos
Definição; Comportamento em água;
Sabões e Detergentes: sais orgânicos.
10 Termoquímica
Reações endotérmicas e exotérmicas;
Calor de reação: formação, combustão, neutralização.
11 Cinética Química
Velocidade de reação: definição;
Energia de Ativação;
Fatores que influem nas velocidades das reações.
12 Equilíbrio Químico
Constante de equilíbrio;
Princípio de Le Chatelier e os fatores que afetam o equilíbrio.
13 Eletroquímica
Reações de oxirredução; Potenciais redução / oxidação;
Pilhas;
Eletrólise.
14 Compostos Orgânicos
Hidrocarbonetos: características gerais; nomenclatura IUPAC; ocorrências; propriedades; usos.
Funções Orgânicas: álcoois, éteres, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, aminas, amidas – identificação; nomenclatura IUPAC; ocorrência; propriedades; usos.
Carboidratos, Lipídios, Aminoácidos e Proteínas: identificação; propriedades; usos.
15 Identificação de Reações Orgânicas: combustão, craqueamento, adição, eliminação, substituição, condensação, polimerização.
Tipos de Matéria: substância e mistura;
Processos de separação de misturas;
Propriedades da matéria: físicas e químicas;
Fenômenos físicos e químicos;
Energia e o modelo químico da matéria: energia cinética e potencial;
Partículas formadoras da matéria: átomos, moléculas e íons;
Medidas em Química: pressão, volume, massa, quantidade de matéria (mol)
2 Estrutura da Matéria
Partículas fundamentais do átomo: elétrons, prótons e nêutrons;
Modelos Atômicos: dos gregos a Dalton; modelo de Thomson; modelo de Rutherford / Bohr; distribuição dos elétrons nas camadas segundo Bohr;
Número atômico e Número de massa.
3 Tabela Periódica
O que é; lógica da construção; usos
Propriedades dos elementos: tamanhos de átomos; propriedades metálicas.
4 Forças entre as partículas formadoras da matéria
Ligações Químicas: definição; tipos – covalente, iônica, metálica;
Ligação Covalente: compartilhamento de elétrons, Teoria de Lewis, eletronegatividade, ligações polares e apolares;
Ligação Iônica: formação de íons e de sólidos iônicos: energias envolvidas;
Ligação Metálica: teoria do “mar de elétrons”;
Forças Intermoleculares: definição; tipos: dipolo–dipolo, dipolo instantâneo–dipolo induzido; polaridade de moléculas.
5 Fases da Matéria
Forças Interpartículas e as fases da matéria
Teoria Cinético-Molecular da matéria
Fase Sólida: características macroscópicas; fusão e sublimação; tipos de sólidos;
Fase Líquida: características macroscópicas; vaporização e solidificação; pressão de vapor; viscosidade;
Fase Gasosa: características macroscópicas; liquefação / condensação e sublimação; compressibilidade, expansibilidade e miscibilidade; teoria cinético–molecular da matéria e o modelo do gás ideal; leis dos gases ideais.
6 Estados Dispersos da Matéria
Soluções e Colóides: definição; características;
Formação de Sistemas Dispersos: energias envolvidas;
Concentração de Soluções: definição; soluções saturadas, insaturadas, concentradas e diluídas;
Concentração de soluções: modos de expressar; cálculos;
Sistemas coloidais: propriedades.
7 Reações Químicas
Reação química: definição
Equação química: significados micro e macroscópico
Leis das Combinações Químicas
Estequiometria: massa molar; quantidade de matéria (mol); cálculos estequiométricos.
8 Ácidos e Bases
Conceito ácido–base de Arrhenius
Conceito ácido–base de Brönsted-Lowry
Ácidos e Bases fortes e fracos
pH e concentrações de ácidos e bases
Solução Tampão
9 Sais e Óxidos
Definição; Comportamento em água;
Sabões e Detergentes: sais orgânicos.
10 Termoquímica
Reações endotérmicas e exotérmicas;
Calor de reação: formação, combustão, neutralização.
11 Cinética Química
Velocidade de reação: definição;
Energia de Ativação;
Fatores que influem nas velocidades das reações.
12 Equilíbrio Químico
Constante de equilíbrio;
Princípio de Le Chatelier e os fatores que afetam o equilíbrio.
13 Eletroquímica
Reações de oxirredução; Potenciais redução / oxidação;
Pilhas;
Eletrólise.
14 Compostos Orgânicos
Hidrocarbonetos: características gerais; nomenclatura IUPAC; ocorrências; propriedades; usos.
Funções Orgânicas: álcoois, éteres, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, aminas, amidas – identificação; nomenclatura IUPAC; ocorrência; propriedades; usos.
Carboidratos, Lipídios, Aminoácidos e Proteínas: identificação; propriedades; usos.
15 Identificação de Reações Orgânicas: combustão, craqueamento, adição, eliminação, substituição, condensação, polimerização.
Objetivo Principal
Melhorar a compreensão dos estudantes do Ensino Médio sobre a Química e consequentemente, colaborar para a diminuição da evasão escolar, uma vez que química é considerada uma disciplina difícil.
Objetivos Específicos
- Trabalhar a leitura significativa de livros didáticos de química aprovados no último PNLEM
- Motivar os estudantes para o estudo da química através da participação dos mesmos na leitura e em várias atividades lúdicas, e experimentais.
- Ampliar a interação entre Universidade e o Ensino Médio.
- Preparar os estudantes da rede pública da Bahia para participação no projeto Olimpíada Brasileira de Química.
Metodologia
As atividades nas escolas serão realizadas em um período de 4 horas por semana, em horários não coincidentes aos de aulas, de preferência na própria escola. De quinze em quinze dias serão feitas leituras e discussões de capítulos do livro didático utilizado pelo professor do ensino médio. Esta leitura será conduzida por um aluno da UFBA orientado por um professor da mesma universidade, juntamente com o professor da escola pública. Os grupos de estudo não deverão ter mais do que 40 estudantes. Nas outras semanas, serão realizadas atividades diversas com o intuito de motivar o estudante. Entre outras serão realizados experimentos, jogos, improvisações teatrais, leituras e/ou seminários sobre temas da realidade dos estudantes.
As aulas experimentais deverão ocorrer na escola pública participante do projeto, que deve ter a infra estrutura disponível. Caso a escola selecionada não possua laboratório ou outro local apropriado para o desenvolvimento da atividade, os experimentos poderão ser conduzidos no Instituto de Química (IQ). Para tal, a escola ficará responsável em viabilizar o transporte supervisionado dos estudantes da escola até o Campus de Ondina. A utilização do espaço institucional (laboratórios do IQ) não deve causar perturbações na rotina do Instituto porquanto será realizada aos sábados, com o dispêndio de custeio bancado pelo próprio projeto. O professor da escola deverá indicar o livro utilizado e fornecer o planejamento didático, para que as leituras sigam, preferencialmente, a programação das aulas assistidas pelos estudantes. Os estudantes de graduação serão orientados, como realizar a leitura e quais os conceitos e temas devem ser reforçados pelo professor (UFBA). Estes deverão se reunir com os estudantes (UFBA) e os professores do EM no inicio da programação e de quinze em quinze dias, para planejar novas atividades e avaliar as atividades realizadas.
As aulas experimentais deverão ocorrer na escola pública participante do projeto, que deve ter a infra estrutura disponível. Caso a escola selecionada não possua laboratório ou outro local apropriado para o desenvolvimento da atividade, os experimentos poderão ser conduzidos no Instituto de Química (IQ). Para tal, a escola ficará responsável em viabilizar o transporte supervisionado dos estudantes da escola até o Campus de Ondina. A utilização do espaço institucional (laboratórios do IQ) não deve causar perturbações na rotina do Instituto porquanto será realizada aos sábados, com o dispêndio de custeio bancado pelo próprio projeto. O professor da escola deverá indicar o livro utilizado e fornecer o planejamento didático, para que as leituras sigam, preferencialmente, a programação das aulas assistidas pelos estudantes. Os estudantes de graduação serão orientados, como realizar a leitura e quais os conceitos e temas devem ser reforçados pelo professor (UFBA). Estes deverão se reunir com os estudantes (UFBA) e os professores do EM no inicio da programação e de quinze em quinze dias, para planejar novas atividades e avaliar as atividades realizadas.
Equipe
COORDENADOR DE ÁREA
SUPERVISÃO
INICIAÇÃO A DOCÊNCIA
- LAFAIETE ALMEIDA CARDOSO
SUPERVISÃO
- SILVIA REGINA GOMES CORREIA
INICIAÇÃO A DOCÊNCIA
- JOÃO CARLOS SILVA CONCEIÇÃO
- LAÍS BARRETTO MAIA - de 01/07 a 30/09/2014
- LUIZA THIARA MELO CARDOSO - até 06/2013
- NAIARA DE JESUS FREITAS - de 01/07 a 30 de setembro
- RICARDO WILLIAM DE OLIVEIRA SOUZA FILHO
- RAONI COSTA DE OLIVEIRA MOREIRA - a partir de out / 2014
- SHIRLEY SANTOS DE SOUZA - até 06/2013
- SUELANE DOS SANTOS BONFIM
Escola Participante
Colégio Estadual Thales de Azevedo
Site
http://equipobaq.blogspot.com.br/
Horário de aulas
Turma | Dia | Hora | Local | Monitor |
---|---|---|---|---|
1º Ano - Vespertino | QUARTA-FEIRA | 08:00 às 12:00 | SALA 19 | JOÃO |
2º Ano - Vespertino | SEXTA-FEIRA | 08:00 às 12:00 | SALA 23 | RAONI |
2º Ano -Matutino | QUINTA-FEIRA | 13:30 às 17:30 | SALA 19 | RICARDO |
1º Ano - Vespertino | QUARTA-FEIRA | 08:00 às 12:00 | SALA 22 | SUELANE |