2.689.102 visitantes

Divulgado o calendário para inscrição na II OBESQ (Atualizada em 05/05/2019)

As inscrições para a II OBESQ (Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química) para alunos da Bahia ocorrerão no período de 16 de abril a 10 de junho.

A Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (OBESQ) é um projeto educacional, promovido pela Associação Brasileira de Química (ABQ), coordenada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão e realizado, na Bahia, pelo Instituto de Química da UFBA.

A OBESQ tem como objetivo principal identificar jovens com talento e aptidão para o estudo da Química, estimulando-os à curiosidade científica, bem como, incentivando-os a aplicar seus conhecimentos e suas habilidades.

Destina-se a estudantes dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química, Química Industrial, Engenharia Química, Tecnologia de Processos Químicos, Farmácia e cursos afins, de instituições públicas e privadas de todo território nacional. (Veja lista completa, abaixo)*.  Na Bahia, a indicação dos estudantes para a Etapa II é realizada pela coordenação do Projeto Olimpíada Baiana de Química (www.obaq.ufba.br).

Cada instituição deverá inscrever, no máximo, 10 (dez) estudantes por curso. O link para inscrição, de uso exclusivo dos coordenadores de curso (Inscrição OBESQ-BA), está disponível na página da Olimpíada Baiana de Química, assim como o Regulamento 2019: http://www.obesq.org/regulamento .

Os estudantes interessados no certame devem entrar em contato com o Coordenador de curso de graduação da instituição onde está matriculado.

A prova da II OBESQ, Etapa II, ocorrerá no dia 24/08, às 14 horas, no Pavilhão de Aulas Reitor Felippe Serpa (antigo PAF I), localizado em Ondina. A premiação será realizada no dia 29 de novembro em São Paulo.

A partir de 2018, com a inclusão da Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química, o Programa Nacional Olimpíadas de Química passou a contemplar todos os níveis de ensino. Os estudantes do ensino médio e tecnológico podem participar das Olimpíada Norte-Nordeste de Química e da Olimpíada Brasileira de Química; alunos do 8º e 9º anos, da Olimpíada de Química Júnior e os estudantes de cursos superiores de química e da áreas afins, da Olimpíada do Ensino Superior de Química.

Para mais informações, os estudantes e/ou coordenadores dos cursos devem entrar em contato com a coordenação da Olimpíada Baiana de Química: obaq@ufba.br , assunto: II OBESQ.

*Cursos cujos estudantes regularmente matriculados poderão se inscrever na II OBESQ:

1. Bacharelado em Química
  2. Biotecnologia
  3. Engenharia agroindustrial – agroquímica
  4. Engenharia bioquímica
  5. Engenharia de Materiais
  6. Engenharia química
  7. Farmácia
  8. Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química.
  9. Licenciatura em Ciências e Matemática, com habilitação em Química
  10. Licenciatura em Química
  11. Química ambiental
  12. Química de Alimentos
  13. Química forense
  14. Química industrial
  15. Química medicinal
  16. Química tecnológica
  17. Tecnologia de Processos Químicos

Outros cursos poderão ser adicionados à lista por solicitação das Coordenações Estaduais.

Cartaz Programa Nacional Olimpíadas de Química

2.689.102 visitantes